Apresentação

O que é Suankyara?

É uma expressão da língua Panará que significa “os de antes” ou antepassados.

Por que o nome Suankyara?

Por que o principal objetivo que tenho é o de voltar às raízes dos rituais, onde a pureza de pensamentos, palavras e obras era total, onde a vaidade humana ainda não sobrepujava o objetivo de religar a criatura ao Criador.

De onde surgiu a Suankyara, qual a inspiração?

Através de vários textos que escrevi e continuo escrevendo, recebendo para isso uma inspiração muito grande, comecei a me questionar dos por quês das pessoas estarem tão perdidas, tão deficientes de esclarecimento com tantas e tantas religiões existentes. Eu mesmo fundador e frequentador de uma Casa de Caridade e tendo na minha história passado por diversas correntes de pensamentos, também me encontrava “fora do eixo”. Comecei então a escrever um livro chamado O Mestre e o Aprendiz, que está no seu início. Meu mentor, teimoso que só, se negou por muito tempo a dizer seu nome e me explicou que ele não tem nome mas que para mim seria Lee, mas que ele não “é” Lee, ele “está” Lee. Foi então que eu percebi que tudo neste nosso mundo está e não é, ninguém pode ser meu mestre pois eu mesmo o sou. Foi então que não encontrando nenhuma filosofia que fosse consonante com meu modo de pensar, que iniciei o projeto Suankyara.

Por que Templo Suankyara?

Templo é uma construção destinada a cultos religiosos e adoração ao Criador, porém, na minha concepção, Templo de verdade é o universo todo e nós mesmos somos todos… Templos.

Qual o objetivo do Templo Suankyara?

O principal objetivo da Filosofia Suankyara, é que cada um compreenda que é, e deve sempre ser seu único Mestre. Que nada nem ninguém tem poderes sobre outra pessoa, que por sermos todos nós partes de um “todo”, devemos sim buscar a perfeição e ao mesmo tempo estender a mão para os que estão caídos à beira do caminho, sem, porém, interferir nas suas escolhas nem lhe tolher o direito de ser seu próprio Mestre.

Ensinar e aprender ao mesmo tempo através da diversidade humana, espalhar o que temos como verdades e acolher as verdades dos outros e assim, buscar o consenso, a harmonia, a paz e o amor de fato.

Quem faz e quem pode fazer parte do Templo Suankyara?

Todos fazem parte, pois são seres humanos, alguns virão por curiosidade, outros pela vaidade, outros ainda para julgar, mas alguns virão por amor e pela busca do conhecimento e da liberdade que só um espírito com conhecimento tem. Todos serão bem vindos, porém, só permanecerá quem assim o desejar, ninguém é obrigado a nada que seja contra sua vontade e suas crenças.

O Templo Suankyara possui rituais de iniciação?

Sim, como pretendemos seguir os ensinamentos ancestrais, aqueles que desejarem fazer parte do Templo ativamente passarão por algumas etapas preparatórias e outras iniciáticas.

O Templo Suankyara utiliza rituais de sacrifício?

De forma alguma, acreditamos que toda forma de vida é igualmente valorosa e sagrada, como cultuamos a natureza, seria incoerência nossa utilizar desta ferramenta para qual propósito fosse. Ainda assim, não devemos julgar nem condenar as religiões que se utilizam destes rituais, uma vez que cada um neste mundo tem sua sala de aula e seu grau de entendimento das coisas divinas.

O Templo Suankyara faz “trabalhos” para trazer pessoas, amarrar pessoas…?

Não, é um engano achar que se pode fazer ou utilizar este tipo de magia impunemente. Acreditamos na Lei do Retorno ou Lei do Kharma, portanto, jamais interferimos no livre arbítrio de quem quer que seja.

De onde vêm os ensinamentos que compõe a Filosofia Suankyara, quais as fontes?

Por termos uma visão universalista, não desfazemos ou desmerecemos nenhuma linha de pensamento, nós a estudamos, filtramos segundo nossas crenças e colocamos em prática. Desde que sejam ferramentas úteis ao desenvolvimento do espírito e não interfiram nos destinos das demais pessoas, aceitamos e praticamos.

As fontes principais são:

As doutrinas orientais

As doutrinas indígenas

As doutrinas kardecistas

As doutrinas umbandistas

Porém, cultuamos a natureza como fonte viva de energia e todos os seus aspectos como o fazem os wiccanianos, acreditamos na utilização da magia branca, bebemos nas fontes da Grande Fraternidade Branca e seguimos as trilhas da Fraternidade da Cruz e do Triângulo.

O Templo Suankyara tem um local físico, um endereço?

Não, por enquanto não. Continuarei a difundir a Filosofia Suankyara através das ferramentas que disponho, de forma eletrônica, no website, em conversas pessoais, enfim, não tenho pressa em ter um local, mesmo por que sou meu próprio Templo e o universo é o Templo dos Templos.

Como entro em contato com o Templo Suankyara?

Através do site www.suankyara.com.br, www.facebook.com/suankyara e ainda pelo skype mestresuankyara

Namastê! (O(a) Deus(a) que habita em mim, saúda o(a) Deus(a) que habita em você!)

Espalhe esta idéia!

Comments are closed